
A Campanha CRP Day está na quarta edição e tem como tema o capacitismo. Capacitismo é o preconceito social contra pessoas com deficiência, inferiorizando-as e tratando-as como incapazes, anormais ou doentes. Muitos acabam praticando o capacitismo de forma inconsciente.
Nosso objetivo é conscientizar a sociedade sobre essa prática, como está inserida em nosso dia a dia, e também convidar as pessoas a reverem seus hábitos, adotando novas posturas. A Campanha CRP Day “Vamos falar de capacitismo” estará no ar de 01/12/2022 a 30/11/2023.
São expressões capacitistas presentes no dia a dia:
“Dar uma de João-sem-braço“
“Parece retardado“
“Fingir demência“
“Que mancada“
“Está surdo?”
“Desculpa de aleijado é muleta”
“Cego de raiva”
“Estava só aqui no meu mundinho autista“
“Em terra de cego quem tem um olho é rei”
“Andar mal das pernas“
“Desculpa de cego é bengala”
Então, a campanha traz em seus elementos visuais e textuais o impacto negativo de falas como essas na vida das pessoas com deficiência. O desconforto gerado nos leva a refletir sobre nosso papel diante de uma sociedade que reproduz discursos sem uma reflexão do significado e sentido das palavras, colaborando para que o preconceito continue instalado. Também traz a reflexão necessária acerca de políticas públicas inclusivas que ainda estão em processo histórico de implementação, visto que temos a Constituição de 1988, a lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015 e a lei de Acessibilidade 10.098/2000, que garante os direitos de todas as pessoas com deficiência.
Para promover essa campanha o CRP contou com um apoiador muito especial! Confira o vídeo:
Confira algumas mídias e produtos relacionados a campanha:
Agora que você já sabe o que é capacitismo e conferiu a campanha, que tal ajudar o CRP a construir uma sociedade livre de barreiras e preconceitos!
Você pode contribuir através de doações ou se tiver empresa vincule sua marca com a Campanha CRP Day “Vamos falar de capacitismo”.