O CRP
História
CRP: Há 59 anos construindo histórias especiais
O Centro de Reabilitação Piracicaba, carinhosamente conhecido como CRP, nasceu da iniciativa das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência. Em 1963, elas se reuniram para criar um espaço com equipamentos e técnicas voltados à reabilitação da pessoa com deficiência.
Isso porque, na época, Piracicaba não dispunha de tratamento especializado para pessoas com deficiência os quais eram encaminhados através do Serviço Social Municipal para o Hospital das Clínicas em São Paulo. Diante de tais circunstâncias, viu-se a necessidade de criar em Piracicaba um local que proporcionasse tratamento especializado para pessoas com deficiência. Desta forma, o tratamento seria contínuo gerando resultados satisfatórios ao paciente, além de ser mais cômodo as famílias residentes no município e em cidades próximas.
Em 1965, o então prefeito Luciano Guidotti, que também foi o 1º presidente do Centro de Reabilitação Piracicaba, assinou uma ata que inaugurou a entidade, oferecendo a partir daí tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais.
Em 1971 foi cedido pela prefeitura um terreno para a construção do prédio da instituição, e para que esse projeto se tornasse realidade o CRP contou com o apoio dos arquitetos Caio Tabajara Estevez e João Chaddah, além da realização de inúmeras ações e promoções beneficentes para levantamento de fundos.
Após tanto esforço foi inaugurada a 1ª ala do CRP em 1975 e posteriormente em 1987 a 2ª ala. Em maio de 2004 foram inaugurados o ginásio e o setor profissionalizante UNEP (Unidade Educacional e Profissionalizante).
Com o passar do tempo, o CRP cresceu, progrediu e se adaptou a fim de habilitar e reabilitar seus usuários, visando a inclusão social. Em 2004, a Instituição foi reconhecida como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do País e também recebeu o prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos, outorgado pela Câmara de Vereadores do Município de Piracicaba. Em 2005, a Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo CRP, recebeu o Selo de Escola Solidária.
Hoje o CRP busca pelo protagonismo social das pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla e pelo fortalecimento de suas famílias. Atende gratuitamente uma média de 450 pessoas com deficiência de 0 a 59 anos, e sua família, nas áreas Terapêutica, Educacional, Centro Dia, Emprego Apoiado e Projetos Socioeducativos.
Princípios
Abaixo você conhece os princípios que norteiam a organização e que visam manter a excelência nos serviços prestados pelo Centro de Reabilitação Piracicaba:
Missão
Apoiar a pessoa com deficiência buscando seu desenvolvimento e independência, defendendo a garantia de direitos e construindo uma sociedade livre de barreiras.
Visão de futuro
Ser um centro de referência de soluções inovadoras para uma sociedade mais inclusiva.
Valores
Ética, transparência, atitude colaborativa, respeito às diferenças e inovação
Diretoria
BIÊNIO 2023 – 2024
Ricardo Miguel Kraide
Presidente
Ricardo Maluf Chaim
VICE-Presidente
Gabriela Lourenço Aguiar
1º TESOUREIRO
Daniel Carvalho
2º TESOUREIRO
André Guidotti Alves Salles
1° SECRETÁRIO
André Luis Pedro Rocha
2º SECRETÁRIO
Alexandre Maluf Chain
Relações Públicas
CONSELHO FISCAL
titulares
Carlos E. Gatti Braga
Fernando Luiz de Oliveira Roberto Alvarez
SUPLENTES
Claudio J. de Oliveira Campos
José Alberto Degaspari
Paulo Roberto Checoli
Transparência
O objetivo desta área é informar a população de como é obtido e aplicado os recursos na instituição e assim aumentar sua transparência. Durante sua trajetória, o Centro de Reabilitação Piracicaba adquiriu diversas certificações que garantem, além da qualidade dos serviços prestados, idoneidade no trabalho feito à comunidade.
Documentações
Relatórios de Atividades
Prestação de Contas