O CRP

História

CRP: Há 60 anos construindo uma sociedade mais inclusiva e sustentável

O Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP), nasceu da iniciativa das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência. Em 1963, essas famílias uniram esforços para criar um espaço voltado à reabilitação de pessoas com deficiência, equipado com técnicas e recursos especializados.

Naquela época, Piracicaba não contava com serviços adequados para esse público. Os pacientes eram encaminhados, por meio do Serviço Social Municipal, ao Hospital das Clínicas, em São Paulo. Diante dessa realidade, surgiu a necessidade de estabelecer, em Piracicaba, um local que oferecesse tratamento contínuo e especializado, garantindo melhores resultados para os pacientes e maior comodidade às famílias da cidade e da região.

Em 1965, o então prefeito Luciano Guidotti — que também se tornou o primeiro presidente do CRP — oficializou a inauguração da organização por meio da assinatura da ata da fundação. A partir de então, o centro passou a oferecer tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais.

Em 1971, a prefeitura cedeu um terreno para a construção da sede própria da organização. Para concretizar o projeto, o CRP contou com o apoio dos arquitetos Caio Tabajara Estevez e João Chaddah, além da realização de diversas campanhas e eventos beneficentes para arrecadação de recursos.

Graças a esse empenho coletivo, a primeira ala do CRP foi inaugurada em 1975, seguida pela segunda em 1987. Em maio de 2004, foram entregues o ginásio e o setor profissionalizante UNEP (Unidade Educacional e Profissionalizante), ampliando ainda mais a capacidade de atendimento e reabilitação da organização.

Com o passar dos anos, o CRP evoluiu, expandiu suas atividades e se reinventou constantemente, sempre com o objetivo de habilitar e reabilitar seus atendidos, promovendo a inclusão social. Atualmente, a instituição atua em prol do protagonismo das pessoas com deficiência física, intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista, além de trabalhar pelo fortalecimento de suas famílias.

O CRP atende gratuitamente mais de 900 pessoas com deficiência e baseia sua atuação em quatro pilares fundamentais: Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Inclusão Profissional.

Princípios

Abaixo você conhece os princípios que norteiam a organização e que visam manter a excelência nos serviços prestados pelo Centro de Reabilitação Piracicaba:

Missão
Apoiar a pessoa com deficiência buscando seu desenvolvimento e independência, defendendo a garantia de direitos e construindo uma sociedade livre de barreiras.

Visão de futuro
Ser um centro de referência de soluções inovadoras para uma sociedade mais inclusiva.

Valores
Ética, transparência, atitude colaborativa, respeito às diferenças e inovação

Diretoria

BIÊNIO 2025 – 2026

Ricardo Maluf Chaim

Ricardo Maluf Chaim

Presidente

Daniel de Carvalho

Daniel de Carvalho

VICE-Presidente

Cláudio José de Oliveira Campos

Cláudio José de Oliveira Campos

1º TESOUREIRO

André Guidotti Alves Salles

André Guidotti Alves Salles

2º TESOUREIRO

André Luis Pedro da Rocha

André Luis Pedro da Rocha

1° SECRETÁRIO

Alexandre Maluf Chain

Alexandre Maluf Chain

2º SECRETÁRIO

Carlos Eduardo Gatti Braga

Carlos Eduardo Gatti Braga

Relações Públicas

CONSELHO FISCAL

titulares

Paulo Roberto Checoli

Valéria R. Elias Spers

Gabriela Lourenço Aguiar

SUPLENTES

Regiane Cunha Bueno

Ricardo Miguel Kraide

Nelson Garcia Meirelles

Transparência

O objetivo desta área é informar a população de como é obtido e aplicado os recursos na instituição e assim aumentar sua transparência. Durante sua trajetória, o Centro de Reabilitação Piracicaba adquiriu diversas certificações que garantem, além da qualidade dos serviços prestados, idoneidade no trabalho feito à comunidade.​

Documentações

Relatórios de Atividades

Prestação de Contas